sábado, 9 de agosto de 2014

Seleção Japonesa de Futebol


       A Seleção Japonesa era uma das seleções mais fracas do mundo , porém obteve desenvolvimento no futebol a partir dos anos 90 , chegando a uma das maiores potencias asiáticas e se classificando para todas as Copas do Mundo , desde 1998 . 

  • 1990 - Nasce o futebol japonês 
      O futebol sofria para se desenvolver em solo japonês . O Beisebol era o esporte mais popular no país e o futebol não tinha uma liga profissional . O resultado mais importante do país havia sido um bronze olímpico , em 1968.

        As coisas só mudaram a partir de 1992 , quando a Seleção Japonesa foi campeã da Copa da Ásia . Também foi criada a liga profissional japonesa e o esporte passou a crescer no país . 

  • Copa do Mundo de 1998 
                                         Seleção Japonesa da Copa do Mundo de 1998 . 

       O resultado do Japão na Copa do Mundo de 1998 foi desastroso . O time caiu na 1° fase , sem somar nenhum ponto . Sofreu 4 gols e só marcou 1 , com Nakayama . Porém , o resultado serviu como experiência , pois era apenas a 1° Copa do Mundo do país e eles sabiam que o resultado não iria se repetir . 


  • Copa da Ásia de 2000 e Copa do Mundo de 2002

                                         Seleção Japonesa campeã da Copa da Ásia de 2000 . 

      A Seleção Japonesa provou sua ascensão e foi campeã da Copa da Ásia de 2000 . Os japoneses foram campeões com grande estilo , vencendo 5 jogos e empatando 1 , portanto foi campeão invicto . Sofreu 7 gols e marcou 21 , tudo isso em apenas 6 jogos . Hiroshi Nanami e Naohiro Takahara foram os destaques da equipe no torneio . 

      O Japão acabou sendo conseguindo ser sede da Copa do Mundo de 2002 , onde era sede com a Coréia do Sul . O Japão tinha a missão de fazer uma campanha muito melhor que a sua anterior , onde foi eliminado na 1° fase sem somar nenhum ponto . 

      O Japão caiu no grupo H , com Bélgica , Rússia e Tunísia . Na 1° partida , o Japão empatou em 2 a 2 contra o forte time Belga , que era liderado por Marc Wilmots . Suzuki e Inamoto marcaram os gols do time japonês . Na 2° partida , o Japão derrotou a Rússia por 1 a 0 , com gol de Inamoto . Na 3° e última partida , o Japão ganhou de 2 a 0 da Tunísia , com gols de Morishima e Nakata . O Japão conseguia um histórico e inesquecível 1° lugar de um grupo da Copa do Mundo . Neste momento a Seleção Japonesa era uma das mais fortes da Ásia .

     Porém , nas oitavas de final , os Samurais Azuis perderam para o grande time da Turquia , que acabou aquela Copa do Mundo na 3° colocação .


                                               Jogadores japoneses comemorando . 


  • Copa da Ásia de 2004 e Copa do Mundo de 2006 

                                        Seleção Japonesa da Copa do Mundo de 2006 . 

      Na Copa da Ásia de 2004 , o Japão se tornou tri campeão do torneio e se tornou de vez ,  uma das maiores potencias asiáticas . O principal destaque dos samurais azuis foi o meia Shunsuke Nakamura . A Seleção Japonesa foi mais uma vez campeã invicta do torneio . O Japão foi treinado por Zico , ídolo do Flamengo e no Japão . O galinho conquistou seu título mais importante frente a Seleção Japonesa e se tornou ídolo de vez na terra do sol nascente . 

      Mas na Copa do Mundo de 2006 , o ex-craque Zico não conseguiu passar da 1° fase . A equipe japonesa foi derrotada por Brasil e Austrália e conseguiu um empate com a Croácia . Resultados que deixou o Japão em último lugar de seu grupo . 


                   Zico , técnico do Japão na Copa da Ásia de 2004 e na Copa do Mundo de 2006 . 

  • Copa do Mundo de 2010 e Copa da Ásia de 2011

                                       Seleção Japonesa da Copa do Mundo de 2010 . 

     Sob o comando de Honda , a Seleção Japonesa foi para a África do Sul , para disputar a Copa do Mundo de 2010 . Na 1° partida , o Japão venceu a Seleção de Camarões , de Samuel Eto´o . Honda marcou o gol da vitória dos samurais azuis . Na 2° partida , o Japão perdeu para a futura vice campeã Holanda , de Sneijder , que marcou o gol da vitória holandesa . Na 3° e decisiva partida , o Japão passou fácil pela Dinamarca , com gols de Honda , Endo e Okazaki . Mas , nas oitavas de final , o Japão foi derrotado pelo Paraguai , de Larissa Riquelme . Komano perdeu para o Japão e todos os paraguaios marcaram , resultando na eliminação japonesa da Copa do Mundo . Mas foi uma eliminação digna , passando de fase e fazendo bons jogos . 

       Sob o comando de Kagawa e Honda , a Seleção Japonesa chegou como uma das favoritas para a Copa da Ásia de 2011 . O Japão empatou na estreia com a Jordânia e venceu a Síria e a Arábia Saudita . Nas quartas de final , o Japão venceu o Qatar por 3 a 2 , com dois gols de Kagawa . Nas semifinais , o Japão venceu nos pênaltis a Coreia do Sul , mesmo com o pênalti perdido por Nagatomo , jogador da Inter de Milão . E na grande final , contra a Austrália , Tadanari Lee fez o gol do título japonês , já na prorrogação , falando poucos minutos para o término da partida . Era a 4° vez que a Ásia era dos Samurais Azuis . 


                                  Japoneses levantando a taça de campeão da Copa da Ásia . 

  • Vídeos Históricos 

                                        Especial do título japonês da Copa da Ásia de 2004 . 



                                  Histórico : golaço de Lee e a festa japonesa com o tetra . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário