domingo, 27 de julho de 2014

Seleção Uruguaia de Futebol


       A Seleção Uruguaia é uma das seleções mais vitoriosas do futebol mundial . Injustamente , é chamada de 3° força do futebol sul americano , o que não é verdade , pois o Uruguai tem história suficiente para ser a 1° força . A Celeste é a maior vencedora da Copa América , é bi campeã olímpica e ainda tem duas Copas do Mundo em seu vitorioso currículo . Ainda possui o Mundialito de 1980 .


  • Uruguai até 1929 

                                       Jogadores uruguaios campeões olímpicos , em 1924 . 


       A Seleção Uruguaia foi a maior força do força do futebol sul americano neste período . Rivalizando com a Argentina , o Uruguai já tinha , até 1929 , seis títulos de Copas Américas , enquanto a Argentina tinha quatro e o Brasil só dois . Mas a maior glória do futebol uruguaio foi nas olimpíadas de 1924 e 1928 , onde ficou com a medalha de ouro . O Uruguai passou 76 anos sendo o único país da América do Sul a conquistar as Olimpíadas , feito quebrado em 2004 , quando a Argentina , de Carlitos Tévez , conquistou seu 1° título , que viria com um bi , em 2008 . 

         Foi a partir da conquista dos seus dois títulos olímpicos que a Seleção Uruguaia passou a ser chamada de Celeste Olímpica , celeste devido ao seu uniforme e olímpica por seu uma potência no torneio . 

  • Copa do Mundo de 1930 

                              Uruguai , 1° seleção sul americana a se tornar campeã mundial . 


       O Uruguai estreou na Copa do Mundo de 1930 com uma vitória sobre o Peru , por 1 a 0 , com gol de Héctor Castro . Na 2° e última partida do seu grupo , o Uruguai goleou a Romênia , por 4 a 0 , com gols de Pablo Dorado , Héctor Scarone , Perigrino Anselmo , Pedro Cea . Na semifinal , a Celeste massacrou a Iugoslávia por 6 a 1 . Pedro Cea marcou três vezes , Perigrino Anselmo marcou duas vezes e Santos Iriarte fez o outro gol do Uruguai . 

       Na grande final , no estádio centenário lotado , o Uruguai enfrentou a Argentina , seu grande rival sul americano . Mas não tomou conhecimento e aplicou uma goleada de 4 a 2 . Pablo Dorado , Pedro Cea , Santos Iriarte e Héctor Castro marcaram os quatro gols uruguaios . Assim , o Uruguai se tornava campeão mundial , pela 1° vez . 

  • Uruguai de 1930 a 1950 
       
      
         
                   Seleção Uruguaia campeã da Copa América de 1935 , em cima dos argentinos . 


        Em represália ao boicote aos europeus na Copa do Mundo de 1930 , o Uruguai recusou-se a participar da Copa do Mundo de 1934 . Na Copa América de 1935 , o Uruguai derrotou a Argentina e conquistou o Hepta . Na Copa do Mundo de 1938 , a sede iria ser na Argentina , mas Jules Rimet convenceu a FIFA a colocar como sede a França , seu país natal . Como resposta , todos os países sul-americanos optaram por não participar da Copa do Mundo da França . Todos iriam ficar de fora , mas de última hora o Brasil traiu os seus vizinhos e enviou sua delegação para a França . Em 1942 , o Uruguai venceu novamente a Copa América , e mais uma vez a vítima foi a Argentina . Até ali o Uruguai já era octa campeão do torneio . Enquanto a Argentina tinha sete títulos e o Brasil só tinha dois . 

  • Copa do Mundo de 1950 

                                Celeste Olímpica conquista mais um título de Copa do Mundo . 


       Na 1° fase daquela Copa do Mundo , o Uruguai massacrou a Bolívia por 8 a 0 , em uma das maiores goleadas da história das Copas do Mundo . No quadrangular final o Uruguai caiu no grupo que tinha Brasil , Suécia e Espanha . Contra a Espanha o Uruguai empatou em 2 a 2 , Alcides Ghiggia e Obdulio Varela fizeram os gols da celeste . Contra a Suécia , o Uruguai ganhou de 3 a 2 , Ghiggia e Míguez duas vezes fizeram os gols do Uruguai .

      Na última e decisiva partida , a Seleção Uruguaia precisava vencer o Brasil , no Maracanã . O Brasil vinha de goleadas sobre a Suécia de 7 a 1 e sobre a Espanha de 6 a 1 e era super favorito ao título , até porque jogava em casa , jogava pelo empate e tinha um melhor time . As coisas ficaram ainda mais fáceis para o Brasil quando Friaça abriu o placar . Mas o que ninguém , ninguém esperava aconteceu , Schiaffino e Ghigga viraram a partida no 2° tempo , calando um estádio de mais de 200,000 mil pessoas . Fazendo o Maracanã chorar , o Uruguai se ornava bi campeão mundial de futebol . 


                                Ghiggia , 1° grande carrasco do Brasil em Copas do Mundo . 


  • Uruguai - 1950 a 1970 
       
      Entre 1950 e 1970 o Uruguai permaneceu , em menor grau , como uma das principais seleções do mundo . 
         
      Na Copa do Mundo de 1954 , o Uruguai caiu em um grupo que tinha Áustria , Tchecoslováquia e Escócia . Na 1° partida , ganhou de 2 a 0 da Thecoslováquia , Míguez e Schiaffino fizeram os gols da vitória uruguaia . Na 2° partida do grupo , o Uruguai massacrou a Escócia por 7 a 0 . Borges marcou três vezes , Míguez fez dois e Abbadie fez mais dois em uma goleada impressionante . 

        Nas quartas de final , o Uruguai aplicou mais uma goleada , desta vez em cima da Inglaterra , por 4 a 2 . Borges , Varela , Schiaffino e Ambrois marcaram os gols da goleada uruguaia . Mas na semifinal não deu para o Uruguai , que enfrentou a poderosíssima Hungria , de Puskás e Kocsis . A Celeste foi derrotada de 4 a 2 , Hohberg fez os dois gols do Uruguai na partida . 

        O Uruguai ainda venceu a Copa América de 1956 , mas não se classificou para a Copa do Mundo de 1958 . Na Copa América de 1959 o Uruguai massacrou a Argentina , na final , vencendo por 5 a 0 , conquistando seu 10° título do torneio . 

         Na Copa do Mundo de 1970 , o Uruguai caiu em um grupo que tinha Itália , Suécia e Israel . Na 1° partida , o Uruguai venceu por 2 a 0 Israel , com gols de Maneio e Mujica . No grande duelo contra a Itália , houve um empate em 0 a 0 . Mas na 3° partida o Uruguai perdeu para a Suécia de 1 a 0 . Mesmo com a derrota , o Uruguai se classificou para a fase seguinte em 2° lugar do seu grupo . Contra a União Soviética , nas quartas de final , o Uruguai empatou no tempo regulamentar , mas na prorrogação , faltando 1 minuto para acabar , Espárrago fez o gol da classificação uruguaia para as semifinais . Mas nas semifinais o Uruguai enfrentou a Seleção Brasileira , com um dos times mais fortes da história . Luis Cubilla até abriu o placar , mas Clodoaldo , Jairzinho e Rivelino viraram a partida e eliminaram a Celeste . Na disputa de 3° lugar , a Alemanha ganhou do Uruguai , Overath fez o gol que deu para a Alemanha o 3° lugar daquela Copa do Mundo . 


                                               Seleção Uruguaia semifinalista de 1970 . 

  • Uruguai - 1970 a 2010 
       
      Depois da Copa do Mundo de 1970 o futebol uruguaio entrou em uma grande crise . Na Copa do Mundo de 1974 , o Uruguai foi eliminado na 1° fase , sem vencer nenhum jogo . Nem conseguiu a classificação para a Copa do Mundo de 1978 . Ainda não venceu as Copas Américas desses anos . A Celeste só voltou a vencer um título em 1980 , quando ganhou o Mundialito , que foi uma competição que reunia todos os campeões do mundo até então . Mas em 1982 não conseguiu a classificação para a Copa do Mundo daquele ano . Em 1983 , o Uruguai conquistou a Copa América e os Jogos Pan-americanos . Na Copa do Mundo de 1986 foi eliminado nas oitavas de final para a Argentina . Em 1987 foi campeão da Copa América mais uma vez , mas na Copa do Mundo de 1990 foi eliminada nas oitavas de final . Na Copa do Mundo de 1994 não conseguiu nem a classificação para o torneio . Ainda foi campeão da Copa América de 1995 , mas não conseguiu a classificação para a Copa do Mundo da França , em 1998 . O que demonstrava a fragilidade do Uruguai quando o assunto era Copa do Mundo . Em 2002 parou na 1° fase e em 2006 acabou não se classificando . Esses fatos retiraram muita credibilidade do futebol uruguaio . Quando o Uruguai foi bi campeão mundial , em 1950 , ele era o maior vencedor de Copas Américas , Copas do Mundo e Olimpíadas na América do Sul . Mas acabou vendo a Argentina de Mario Kempes e Maradona e o Brasil de tantos craques conquistarem vários títulos importantes neste período . 


                                 Seleção do Uruguai , campeã do Mundialito de 1980-81 . 


  • Ressurgimento do futebol uruguaio - 2010 


                                         Seleção Uruguaia da Copa do Mundo de 2010 . 


        A Copa do Mundo de 2010 ficou marcada , entre outras coisas , pelo ressurgimento do futebol uruguaio , que tinha nomes como o do craque Diego Forlán , do atacante Luis Suárez , de Edinson Cavani , do volante Arévalo Ríos , do zagueiro Diego Lugano , do zagueiro Diego Godín e do lateral esquerdo Álvaro Pereira . 

           O Uruguai caiu no grupo que tinha África do Sul , México e França . Na estreia , o Uruguai empatou com a França , depois goleou a África do Sul por 3 a 0 , com dois gols de Diego Forlán e um de Álvaro Pereira . Na 3° e última partida , a Seleção Uruguaia venceu o México por 1 a 0 , com gol de Luis Suárez . 

            Nas oitavas de final , o Uruguai ganhou , no sufoco , da Coréia do Sul . Luis Suárez abriu o placar , mas Lee Chung-Yong empatou . Faltando dez minutos para o fim , Luis Suárez desempata a partida e coloca o Uruguai nas quartas de final . Na fase seguinte , o Uruguai enfrentou a Gana , no jogo mais emocionante da Copa do Mundo . Gana abriu o placar com Muntari . Mas no 2° tempo , o craque Diego Forlán fez um golaço de falta , empatando a partida . Após 30 minutos de prorrogação , a Gana tem sua última chance em um cruzamento , no qual Muslera sai mal do gol . O jogador ganês cabeceia , mas Luis Suárez tira a bola com a mão , fazendo uma grande defesa e salvando o Uruguai . Mas o árbitro vê o lance e expulsa Suárez . Na cobrança de pênalti , o craque ganês Asamoah Gyan perde o pênalti decisivo . Com o empate o duelo vai para os pênaltis . Mas a Seleção Ganesa desperdiça dois pênaltis , então o centroavante El Loco Abreu vai para a cobrança do pênalti decisivo e faz , em uma cavadinha super perigosa , o gol do Uruguai , que marca o ressurgimento de uma das seleções mais vitoriosas da história . 


                                 Cabeçada defendida pelo ''goleiro-artilheiro'' Luis Suárez . 



                                       Pênalti perdido pelo craque ganês Asamoah Gyan .


            Comemoração de Suárez , ao ver , da entrada do vestiário , o pênalti perdido por Gyan . 



                                       Cavadinha de El Loco Abreu : ele não é louco atoa . 


       Mas nas semifinais ,  a festa uruguaia acabou , parcialmente , com a derrota por 3 a 2 para o forte time holandês . Na disputa de 3° , a Celeste enfrentou a poderosa Alemanha , que venceu por 3 a 2 em outro jogo recheado de viradas . Mesmo com duas derrotas seguidas , a Copa do Mundo do Uruguai foi completamente sensacional . 


                                       Diego forlán , o craque da Copa do Mundo de 2010 . 


  • Copa América de 2011 


                              Seleção Uruguaia , campeã da Copa América depois de 16 anos . 


        A Copa América começou de forma mediana para o Uruguai . Na 1° partida , um empate contra o Peru , Diego Forlán foi o autor do gol que empatou a partida . Na 1° partida , o Uruguai empatou contra o Chile , Álvaro Pereira foi o autor do gol uruguaio na partida . Na 3° e última partida , a Celeste venceu o time sub-23 do México por apenas 1 a 0 , com gol de Álvaro Pereira . 


                                    Álvaro Pereira comemorando seu gol contra o México . 


           As coisas ficaram melhores para o Uruguai quando o mesmo enfrentou a Argentina , do craque Lionel Messi . Diego Pérez abriu o placar para o Uruguai , mas o atacante Higuaín empatou a partida ainda no 1° tempo . Com o empate no tempo normal e na prorrogação , a partida foi para os pênaltis , onde terminou 5 a 4 para o Uruguai , com o ''craque do povo'' Carlitos Tévez desperdiçando o seu pênalti , que resultou na eliminação argentina , em casa , para o Uruguai . 


                                       Momento do gol de Diego Pérez contra a Argentina . 

  
             Com o Brasil eliminado para o Paraguai , as coisas ficaram livres para o Uruguai conquistar sua 15° Copa América e ultrapassar a Argentina em números de títulos . Na semifinal o Uruguai venceu o Peru , por 2 a 0 , com dois gols de Luis Suárez .  E na grande final , o Uruguai massacrou o Paraguai por 3 a 0 , com gols de Luis Suárez e dois gols de Diego Forlán . Com o resultado , o Uruguai reafirmava de vez a sua volta ao futebol mundial e conquistava sua 15° Copa América , se tornando o maior campeão da história da competição . 


                                            Jogadores uruguaios comemorando o título . 


  • Vídeos históricos 

                                  Partida emocionante entre Gana vs Uruguai , em 2010 . 



                                 Uruguai derrota a Argentina em partida super emocionante . 



                                                  Uruguai é campeão depois de 16 anos . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário