terça-feira, 15 de julho de 2014

Seleção Holandesa de Futebol


A Seleção Neerlandesa , mais conhecida como Seleção ''Holandesa'' é uma das seleções mais conhecidas e respeitadas no mundo do futebol . Apesar de nunca ter ganho uma Copa do Mundo ela é considerada uma seleção gigante , devido ao fato de sempre revelar grandes jogadores e fazer boas campanhas nas principais competições do mundo . A Holanda tem como seu principal título a Eurocopa de 1988 , na Alemanha , em cima do forte time da extinta União Soviética

  • Copa do Mundo de 1974



A primeira grande participação da Holanda no cenário mundial foi na Copa do Mundo de 1974. Era o chamado ''Carrossel Holandês'' , treinado por Rinus Michels , considerado pela FIFA como o maior treinador de futebol de todos os tempos . A ''Laranja Mecânica'' , como também era conhecida , impressionou e encantou o mundo do futebol , com uma revolução tática chamada de ''futebol total'' , que consistia na troca constante de posições entre os jogadores . Dentro de campo o time era comandado pela lenda Johan Cruijff , eleito pela FIFA como o 2° maior futebolista de todos os tempos , atrás apenas de Pelé . Cruijff era considerado um jogador revolucionário , muito inteligente , tático e coletivo e acabou marcando uma geração , como líder de um grande time . 

A Holanda fez uma Copa do Mundo praticamente perfeita , goleando seleções como Bulgária e Argentina e passando fácil por times como brasil , Uruguai e Alemanha Oriental . Na final , o time Holandês pegou a Alemanha Ocidental , que passou sem convencer por seleções fracas , porém , era um time forte fisicamente e tinha três jogadores que mereciam destaque :  Paul Breitner , Gerd Muller e Franz Beckenbauer . 

A final começou como todos esperavam : gol da Holanda , do craque Neeskens . Porém , a Alemanha não iria permitir um massacre holandês em pleno Estádio Olímpico de Munique e reagiu , com gols de Breiner , de pênalti e do matador Gerd Muller e se tornou bicampeã , chocando o mundo . 


  • Copa do Mundo de 1978
Na Copa do Mundo de 1978 a Holanda não vinha tão forte , pois estava sem seu principal jogador : Johan Cruijff , que havia pedido para sair por causa de problemas pessoais . Portanto , o craque Holandês nessa copa teria que ser Rob Rensenbrink . Nessa Copa do Mundo a Holanda não brilhou como na anterior , tendo perdido de 3 a 2 para a fraca Escócia . Porém , conseguiu a classificação para a fase seguinte . Na segunda fase a campanha holandesa melhorou muito e a laranja conseguiu vencer Áustria e Itália e empatar com a Alemanha Ocidental . Na final a Seleção Holandesa pegou de novo os anfitriões . Era a Argentina , que passou de fase em um jogo ''polêmico'' contra o Peru , mas tinha grandes jogadores como a lenda Mario Kempes e o capitão Daniel Passarella . 

Em um jogo muito disputado o craque Mario Kempes explodiu o Monumental de Núñez com um golaço , se infiltrando na área e tocando na saída do goleiro . Só que a laranja não deixou barato e Dick Nanninga empatou de cabeça , aos 36 minutos no 2° tempo . Com o empate o jogo foi para a prorrogação só que mais uma vez brilhou a estrela de Mario Kempes que , com mais um golaço , recolocou a Argentina na frente e depois Bertoni sacramentou o placar e a Holanda foi vice mais uma vez . 

  • Eurocopa de 1988

Depois de más campanhas nas outras Copas do Mundo e Eurocopas o técnico Rinus Michels voltou ao time holandês na tentativa de recolocar o time nos trilhos das grandes campanhas . O primeiro jogo da Euro não foi nada fácil , derrota para o forte time da União Soviética , por 1 a 0 . No segundo jogo brilhou a estrela do monstruoso , lendário e matador Marco Van Basten , que fez três gols na vitória de 3 a 1 sobre o English Team . No último e decisivo jogo do grupo a Holanda venceu a Irlanda , por 1 a 0 e avançou para as semifinais .

Na semifinal a Holanda enfrentou um velho conhecido , era a Alemanha Ocidental de Lothar Matthaus , Jurgen Klinsmann , Rudi Voller , Andreas Brehme e treinada pela lenda Franz Beckenbauer . Aos 10 minutos do 2° tempo Lothar Matthaus abriu o placar para os alemães de pênalti . Mas os comandados de Rinus Michels não se abateram e com um gol de pênalti do zagueiro artilheiro Ronald Koeman e da lenda Marco Van Basten no finalzinho os holandeses se vingaram dos alemães e foram para a final contra a União Soviética que mandou para casa a Itália de Franco Baresi e Paolo Maldini . 

Na grande final , no Estádio Olímpico de Munique , os holandeses finalmente se tornaram campeões de um torneio importante . Aos 32 minutos o impiedoso Ruud Gullit abriu o placar , de cabeça . Já no 2° tempo ele , sempre ele , a lenda Marco Van Basten marcou um gol antológico , pegando de primeira e cobrindo o goleiro , sem dúvida , um dos gols mais bonitos da história do futebol . Ao final do jogo só restou celebrar , aquele timaço de Frank Rijkaard , Ronald Koeman , Ruud Gullit e Marco Van Basten tinha feito história e é até hoje , o principal título do futebol holandês . 








Nenhum comentário:

Postar um comentário